terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Relações!!!!!!

As relações são coisas complicadas, não há uma formula certa para que resulte, não há um manual de instruções, apenas há pessoas, e cada pessoa tem a sua personalidade o seu feito, os seu defeitos, as suas virtudes, os seu medos, enfim.....

Para que uma relação resulte, seja ela de que tipo for, é preciso aprender a lidar com as diferenças, é preciso aceitar os outros como eles são, sem que isso implique nos anularmos, isso é logo meio caminho para o fracasso, não, precisamos é de aprender a lidar e aceitar os outros tal como eles são sem lhes pedir que mudem, tentar alterar o que esta errado podia ser um caminho, mas será que o que para nós está errado estará errado para os outros???

É sempre complicado porque o que nos achamos que está correcto pode não estar correcto para os outros, então, em vez de impor uma posição o dialogo não seria o mais adequado? Mas será que queremos??? Será que aceitamos uma opinião diferente, ou uma atitude que para nós não faz sentido, mas que se calhar para os outros faz ??

Cada vez vivemos mais virados para nos, e apenas o que queremos e como queremos importa. Mas será que não valia a pena ouvir o que os outros têm para dizer??

Sim isto não deve de estar a fazer sentido, mas lá está, para mim faz todo o sentido, porque eu mesma sou dada a olhar apenas à minha vontade, e como eu quero, do tipo eu quero posso e mando, mas nem tudo é como eu quero e ai reajo em função disso, e reconheço que nem sempre da melhor forma, mas será que não havia um motivo para não ter sido como eu queria? Provavelmente, mas se não me é dito a tempo eu não sei logo reajo em função da minha frustração (ou seja o que eu queria mas que não foi).

Este é o problema de as pessoas não falarem, cada um de nós reage de forma diferente a uma mesma situação, e nem sempre entendemos as reacções dos outros, mas se déssemos oportunidade de eles nos explicarem porque o fizeram provavelmente até conseguimos entender porque foi que reagiu de uma forma e não de outra.

Estou numa fase de introspecção, coisa mais linda, isto deve ser de estar a chegar ao fim do ano e querer mudar o que esta errado, mas a verdade é que gostava mesmo de mudar, porque muitas vezes não dou oportunidade as pessoas de me explicarem porque fizeram determinada coisa e acabo por entrar a matar, e depois upsssssss já fui longe de mais. Mas estou a tentar corrigir esse meu maldito defeito, e quando erro eu admito e se acho que vale mesmo a pena tento explicar o porque de tal reacção, sim porque eu não sou doida e alguma coisa me levou a reagir assim, logo se me deixarem explicar eu explico.

Acho que todos têm direito a uma segunda oportunidade e se as pessoas falassem mais não havia tantos mal entendidos e tantos problemas, e pronto sou adepta do dialogo, acho que quando as pessoas realmente querem é sentar e esclarecer os mal entendidos, é tudo uma questão de vontade.

Vale a pena tentar

32 comentários:

Fênix disse...

Bem, estou completamente de acordo, tudo seria tão fácil se a conversa tivesse mais vezes lugar.
Olha um belo post de final de ano, gostei, muito bem :)


Beijinho

Bombocaa disse...

as relações são algo complicado sim...no entt nunca se fez 1 relação a 1...e sim sempre a 2...o diálogo é smp algo importante.Mas nem sempre é compreendido
:)

kissinhosss

Dp falamos melhor

peter_pina disse...

aceitar o outro como ele é...é mt complikado..., tendemos sempre a tentar k o outro seja como nós keriamos k fosse!....

3oDiasAntes disse...

Acho que todas as pessoas têm essa opinião, o diálogo é realmente o caminho que ambas as partes desejam numa relação, no entanto concluo que o mesmo acaba sempre por ser um desabado do que se pretende e uma forma indirecta de impor as nossas vontades.
O diálogo é necessário, porem só terá resultado positivo se tiver como base a compreensão e o respeito, se estas duas características se mantiverem inertes não valerá a pena conversar.

Beijinhos ;)

Raquel A. disse...

Também tenho andado com esse tipo de assuntos e outros tb na cabeça.. deve mesmo ser do fim do ano..

bjs**

FATifer disse...

Também sou adepto do diálogo mas este só é frutuoso se não for composto por dois monólogos. Saber ouvir é muito importante!

Por defeito personalidade, acredito que só mudamos se conseguirmos ver que algo está mal e esse é um exercício que tem de ser nosso. Uma conversa pode ser óptima (lá está o saber ouvir) mas aqueles que não se sabem auto-analisar nunca encontram nada de errado e, por isso, nunca sentem necessidade de mudar seja o que for.

Não me parece que sejas daquelas pessoas que têm dificuldade em analisar e analisar-se (gostei da reflexão e da introspecção). Agora todo o problema está em agir em conformidade…

Desejo-te boa sorte nos teus esforços de melhorares a pessoa que és, força!

Beijinho,
FATifer

Pax disse...

Concordo contigo.
A teoria está certissima... agora a prática dessa teoria é que nem sempre é fácil, não é?

Beijos :)

DANTE disse...

A minha mente perversa não me permite fazer comentários... eheheheheheheh

jokas minhoca :)

Anónimo disse...

Mil conversas não resolvem nada, se por instinto, não se aceita a maneira de ser do outro..

Ás vezes gostamos de quem não devemos.. mas há sempre uma altura em que gostamos da pessoa certa :)

beijinhoss ;)

Anónimo disse...

O pior que me podiam fazer numa discussão é ficarem calados, e ás vezes estão chateados e nós nem sabemos o porquê; pois optam pelo silêncio. Eu falava, falava, provocava e nada! Bem quando a bomba rebentou acabei por esclarecer que para que a relação vincasse o melhor era deixar os comportamentos e enfrentar as coisas pela frente.
Claro que tb tenho os meus defeitos que ele não gostava, mas através (claro está) do diálogo ambos aprendemos a moldar-nos um ao outro, e a relação já dura quase 10 anos.
Acho é mais dificil para os homens enfrentar as coisas ou exprimir o que os chateia, mas aqui é onde nós (mulheres) entramos e dissemos uma frase que eles destestam: "Deixa-te de comportamentos infantis"!!
Amiga não te esqueças de uma coisa: "Depois da tempestade vem sempre a Bonança" e se Deus quiser mais alguma coisa...

Bjs

Minhoca disse...

Fênix:

Obrigada, e sim devia ser assim mas nem sempre se consegue, mas eu chego lá :)

Bjs

Minhoca disse...

Bombocaa:

Pois.......nem sei que te diga

Minhoca disse...

Pedopina:

Mas assim nunca se chega a um entendimento, não era melhor haver uma tentativa de parte a parte para se conseguir chegar a um entendimento?

Minhoca disse...

30diasantes:

Sim so vale a pena falar se ambos tiverem vontade de ouvir e tentar chegar a um acordo, e é isso mesmo que aqui está escrito, não vale a pena sempre tentar se chagar a um entendimento?

Eu acho que sim, se as pessoas falarem tal é possivel, é so ter vontade

Bj

Minhoca disse...

Miss Kitty:

Pois se calhar :)
Mas é sempre uma boa altura para se parar e pensar no que esta errado.

Boas decisoes de ano novo

Bj

Minhoca disse...

Fat:

Não podia concordar, so se muda aquilo que nos achamos que esta mal e não pq os outros querem, e acho que consigo controlar os meus repentes, mas para isso é preciso tempo, ninguem muda do dia p a noite, e é preciso tb paciencia, para quem esta do outro lado :)

Mas acho que falando as pessoas ate se conseguem entender, é preciso só ter vontade.

Obrigada, tens em boa conta tu:)

Beijoka

Minhoca disse...

Pax:

Pois passar a pratica é que esta msm dificil.....

Bjs

Minhoca disse...

Dante:

Nem eu com uma mente preversa como a minha, consigo perceber para onde levaste tu este tema:)

Es muito à frente tu eheheheh

Minhoca disse...

Korrosiva:

Mas mesmo com a pessoa certa se não houver dialogo não ha futuro :)

Mas sim tb sei q anda ai a pessoa certa p mim:)

Bj

Minhoca disse...

Tafides:

Eu tb fico doida c o silencio, e q acabo sempre por fazer pior, xiça não e mt melhor se dizer o que esta entalado e resolver os mal entendidos???

É que depois de tudo resolvido ha tanta coisa melhor que estar a discutir, agora se não se fala so vai piorando é q o que era pequenino passa a ser mt maior.

Enfim.....melhores dias virão

Eu Mesma! disse...

O grande problema... segundo a minha pessoa... é que as pessoas nas relações não falam...

assumem que os outros têm que pensar e sentir o mesmo e pior... têm que adivinhar o que alguém está a pensar e a sentir...

e pessoalmente tb acho que as pessoas, ou seja, nós... já não nos esforçamos tanto... logo à primeira confusão ou barreira... fugimos....

é mais fácil fugir que enfrentar conversas, situações....

eu pessoalmente... não fujo... tento falar e tento enfrentar mas acredita... existem muito poucas pessoas que falam ou que enfrentam de frente as situações e mais grave....

grande parte das pessoas não sabe o porque das atitudes, não sabe porque é que tomou determinada posição ou determinada atitude...

Alguém disse...

Bem, tens razão... Relação que é quelação tem o seu quê de complicação (que rima mai liiinda lol)...

Há que tentar lidar com ela da melhor maneira, apesar de nem sempre isso ser possível...

Beijinho

Anónimo disse...

Minha querida amiga, eu sou suspeito a falar sobre ti, porque sabes que eu tenho uma admiração e um orgulho enorme em ti. Podia estar aqui a escrever e a falar coisas lindas sobre ti, e ia sempre chegar à mesma conclusão, de que apesar de teres errado, apesar de teres errado, tiveste a coragem de pedir desculpas. Mas melhor que isso, apenas te posso aqui deixar transcritas umas palavras sábias de um mestre, que eu subscrevo:

"Já perdoei erros quase imperdoáveis, tentei substituir pessoas insubstituíveis e esquecer pessoas inesquecíveis. Já fiz coisas por impulso, já me decepcionei com pessoas quando nunca pensei que iria decepcionar-me, mas também já decepcionei alguém. Já abracei pra proteger, já ri quando não podia, já fiz amigos eternos.
Já amei e fui amado, já amei e não fui amado, já fui amado e não amei.

Já gritei de tanta felicidade, já vivi de amor e já fiz juras eternas! Já chorei a ouvir música e a ver fotos, já liguei só para escutar uma voz...
já me apaixonei por um sorriso, já pensei que fosse morrer de tanta saudade e tive medo de perder alguém especial.
Perdi e ganhei.Mas vivi, e ainda vivo!
Não passo pela vida!
Bom mesmo é ir à luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito curta para ser insignificante. "

Chaplin

Com um beijinho,

R.

Eu Mesma! disse...

peço desculpa pelo pleonasmo mas...
a tua frase amigo anónimo.. acabou de ser um post no meu tasco!

Aqui!

Eu Mesma! disse...

Obrigado pelo texto :)

Minhoca disse...

Eu mesma:

Compreendo o que queres dizer, eu as vezes tb viro as costas por medo, mas agora cheguei a uma altura em que acho que mais vale enfrentar o touro pelos cornos, não posso passar todo o tempo com medo.

Minhoca disse...

Alguem:

Rimas e tudo, mas que bem:):)

Pois nem sempre é possivel ate porque não depende so de nos e da nossa vontade, mas é preciso é tentar :)

Minhoca disse...

R:

Obrigada, es um amigão, e sim tu es suspeito não podes dar opiniao porque ninguem vai acreditar:)

O texto esta lindo, e sim sou uma sentimental e estou mais sentimental que o normal, logo conseguiste ate me deixar com uma lagrima no olho.

Uma grande beijo

MC disse...

Um texto muito bom com o qual concordo e me revejo em muita coisa. Só acho que antes de "disparar em todas as direcções" devemos tentar perceber o que aconteceu mesmo e porquê. É fundamental conseguirmos colocar-nos no outro lado do problema, viver o assunto na pele da outra pessoa. Muitas vezes vemos que não há grandes razões para explosões.

Minhoca disse...

Miguel:

A minha dificuldade é o pensar antes de dispaar em todas as direcções:)

Sim era mt mais facil falar, mas tb quem esta do outro lado, tem q dizer alguma coisa antes de dar tempo a quem esta do lado de ca se passar-

O problema é a falta de dialogo, hj vivemos mt virados para nos mesmo e mts vezes explodimos por coisas de nada, ando a tentar aprender a controlar essa minha parte explisiva, mas ta dificil :)

Unknown disse...

Outro muito private!
Mas acho que dialogar é essencial. E o que é dialogar?
Dialogar é falar – não!
Dialogar é impor opiniões – não!
Dialogar é o mesmo que discutir – não!
Dialogar é convencer – Não!

O diálogo é um exercício difícil, pois exige a consciência para se falar mas também para ouvir. E tem que haver predisposição para entender o ponto de vista de quem está falando, ainda que ele seja diferente do nosso. Num processo de diálogo, o silêncio é essencial!

Minhoca disse...

Pedro:

Aqui la descordamos, acho q dialogar é falar, no dialogo n pode haver silencios :) mas ok, sao pontos de vista :)