O ódio é um sentimento de profunda antipatia, desgosto, aversão, raiva, rancor profundo, horror, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.
A palavra tem origem no latim odiu.
O ódio pode se basear no medo a seu objetivo, já seja justificado ou não. O ódio é descrito com frequência como o contrário do amor, ou a amizade; outros, como Elie Wiesel, consideram a indiferença como o oposto do amor.
O ódio não é necessariamente irracional. É razoável odiar pessoas ou organizações que ameaçam ou fazem sofrer.
A palavra tem origem no latim odiu.
O ódio pode se basear no medo a seu objetivo, já seja justificado ou não. O ódio é descrito com frequência como o contrário do amor, ou a amizade; outros, como Elie Wiesel, consideram a indiferença como o oposto do amor.
O ódio não é necessariamente irracional. É razoável odiar pessoas ou organizações que ameaçam ou fazem sofrer.
Raiva e ódio
O Ódio é mais profundo que a Raiva. Enquanto a Raiva seria predominantemente uma emoção, o Ódio seria, predominantemente, um sentimento. Paradoxalmente podemos dizer que o ódio é um afeto tão primitivo quanto o amor. Tanto quanto o amor, o ódio nasce de representações e desejos conscientes e inconscientes, os quais reflectem mais ou menos o narcisismo fisiológico que nos faz pensar sermos muito especiais.
Assim como o amor, só odiamos aquilo que nos for muito importante. Não há necessidade de ser-nos muito importantes as coisas pelas quais experimentamos Raiva, entretanto, para odiar é preciso valorizar o objeto odiado.
(retirado da wikipédia)
Pronto hoje deu-me para aqui, é que é um sentimento que nunca tive, é verdade eu nunca odiei ninguém mas já fui, e suponho ainda ser, odiada, o que para mim não faz muito sentido, mas ok, vai daí fui saber o seu significado, e tal como previa “só odiamos aquilo que nos for muito importante…”. Ora é sempre bom saber :);)
42 comentários:
Oh Minhoquinha...eu já to tinha dito
ehehehe
:)
Diz-se que o limite entre o ódio e o amor é muito ténue, deve ser por isso que ouviste dizer “só odiamos aquilo que nos for muito importante…”
Não penses nisso e vai fazer alguém feliz =) =) =)
Bjkas
SMS:
Eu sei linda, mas hj tava aqui a apagar mails q p aqui tinha, e vai dai me lembrei desta, o q ate calhou bem dado q hj n sabia o q escrever:)
E foi bonito, e pa é preciso é haver sentimento eheheh
Quase eu:
Ora pois é o q se diz, e aqui esta a prova da verdade eheheh
Achei piada e gostei, pq o importante é haver sentimento eheheh
E eu fazer alguem feliz é sempre o que pretendo, na verdade nunca tinha despertado tal coisa em alguem, mas ha sempre uma primeira vez para tudo:)
Jokas
É um sentimento que nunca nutri por ninguém, e espero acabar os meus dias assim mesmo!
beijinhos ;)
Minhoquinha
Sem ódio, nem raiva tens uma prendinha lá no meu blog! Já a levantaste?
Beijos prometidos
Korrosiva:
Pois eu tb n, mas n deixa de ser um sentimento forte :)
Espero, tal como tu, tb nunca o chegar a sentir por ninguem, ate pq me parece q sentir esse tipo de sentimentos acaba por ños deixar presas a essa pessoa.
Jokas
Desire:
Muito obrigada, ainda n levantei mas ja la irei.
Uma grande beijoka
Sentimentos negativos não podem trazer saúde a ninguém. Mas há sempre quem seja mesquinho.
Jokas :)
Dante:
Pois se calhar e mesquinho, negativo e garantidamente por isso espero nunca o sentir, mas não deixa de um sentimento e dos fortes:):) Essa é uma coisa porreira eheheh
Bjs
Estou como tu, nunca senti ódio por ninguém. Não vale a pena. Acho que isso nos faz maiores. :)
Beijinhos graandes!
Bem isto andam p aqui uns sentimentos ehhe!
claro que só odeias algo q te foi mesmo importante...porque se assim não for, é te indiferente...senão é algo a q não dás importancia, não podes odiar, certo? ;)
Un bisou
Não tenho pachorra para odiar, é um gasto demasiado grande das minhas energias! Desprezo, esquecimento, são bem mais fáceis de aplicar e diminuem a importância da situação ;)
Beijos
òdio ódio nunca senti, até pk os meus pekenos "ódios" passam-me rápido =)
É um sentimento destrutivo que não faz bem a ninguém.
Beijinhos**
Nunca tive esse sentimento.. infelizmente sei que já fui odiada... e se calhar ainda sou! É triste mas acontece.
apesar de mais profundo, o ódio não é tão "perigoso" como a raiva (ou ira).
é como comparar amor com paixão! a paixão é mais activa! o ódio não é tão destrutivo quanto a ira porque pode ser um ódio passivo.
Saltinho:
Não podia estar mais de acordo, é que não vale mesmo a pena, e q no fundo o ódio é uma forma de não se largar aquela pessoa, é o ficar preso a alguem.
É xiça p ficar presa so por um motivo, não por um sentimento tão negativo :)
Grande Beijoka
O meu vicio oculto:
Parece que sim, que anda por aiiii :) eu tb achava q sim q so podíamos odiar alguma coisa ou alguém por quem sentimos alguma coisa muito forte, enfim….
Felizmente nunca odiei ninguém, nem me parece q possa vir a odiar, espero bem que não, é que é um sentimento não negativo que não combina nada comigo, e eu sou mais adepta do se não dá, na boa, o melhor é seguir em frente :)
A verdade e que não sabia o que escrever e, ao ler um mail que aqui tinha, onde o tema era esse eheheh, acabei por escrever sobre isso.
Jinhos
Apenas um gajo…..
LOL!!!
Olha eu não definiria melhor o pq de não conseguir odiar, é que é isso mesmo “Não tenho pachorra para odiar, é um gasto demasiado grande das minhas energias!”
Muito bem dito eheheh
Jinhos
Pistaxa:
Então tas como eu:):)
Jinhos
Anjo de cor:
Deve ser mesmo, é daqueles sentimentos que deve corroer uma pessoa por dentro, o que deve tornar as pessoas amargas, deprimidas e urghhh so coisas más, pois é por isso que não tenho esse tipo de sentimento eu gosto de tudo alegre e nada deprimente :)
Bjs
S.Tear:
Foi precisamente por me encontrar nessa situação que acabou por isto virar post, pronto ok não sabia msm sobre o q escrever, vai daí, tuca isto virou tema, no entant,o ao contrario de ti, não me importo nada de ser odiada, é sinal que consegui despertar algum sentimento, mesmo que esse sentimento seja negativo :) se bem que sentimentos negativos ate combina com a pessoa em questão:)
Mas concordo que é triste, nada justifica esse tipo de sentimentos, digo eu :)
E bem vinda :) espero que voltes, q aqui não ha so odio, ate pelo contrario ahahah
Bjs
Vicio:
Achas???
Não sei que concordo, é que tanto a raiva como a paixão, são intensas sim, mas q passa rápido, tipo fogo de palha, ao passo que o ódio é daquelas coisas que se alimenta, q se cozinha em lume brando, não sendo uma explosão tão intensa quanto a raiva, acaba por ser muito mais perigoso.
No fundo é uma coisa tão tão tão negativa que acaba por ser mais assustador, pq raiva todos temos, e , no meu caso, grito, esperneio e passa :)
Bj
Minhoca...se calhar o estrondo só se ouviu em alguns sítios!! Acabou de cair mais um pouco de granizo não caiu aí na baixa também???
bjs
_malinha
Malinha:
Aqui nem estrondos nem granizo, tem estado sempre a chover, mas agora ate nem chove muito e esta sol
Bj
Minhoca: gostei do teu cantinho, vou voltar :)
bj*
STear:
Muito obrigada, ca estarei à tua espera, es sempre muito bem vinda:)
Jokas
Lá está, pessoas importantes inspiram sentimentos profundos!
Deixa-te ficar aí no alto... a ver quem passa! :P
Beijoquinha.
Olá querida!!!:D
obrigada pelo apoio!!!;)
vou adicionar-t no meu blog!!!;)
beijinho
Ora nem mais!Odiar alguém, é dar importância.
P.S.é bom ser odiada às xs,aumenta o ego!=P
Zanine:
LOL!!!! Gostei!!!
Acho q sim, vou continuar aqui de cima a ver quem passa, sim porque eu sou uma pessoa importante eheheh
Jinhos
Juh:
Acho que é mesmo so apoio moral, dado q tenha alguma dificuldade em fazer dieta, pelo menos mais q um dia eheheh
Mas la irei indo p te manter na linha :)
Bjs
CI:
Sabes q foi isso mesmo q senti :)
Fiquei mesmo com o ego cheio qnd ou vi "eu odeio-te" É pá achei lindo, nunca tinha conseguido despertar nada assim tao sentido em alguem eheheheh
Jinhos
pelos vistos não me fiz entender (eu já desconfiava que isso ia acontecer) mas foi isso que quiz dizer!
Vicio:
Tenho alguma dificuldade em te entender, culpa minha culpa minha ehehe
Não se consegue ser feliz odiando alguém. Penso que deve ser impossível! Portanto, ódios de lado. Sempre!
Beijinhos
Toda a gente acaba por ser odiada pelo menos uma vez na vidinha... É coisa de frustração, penso eu. E daí também o "só odiamos aquilo que nos for muito importante". Acho que até nos devemos rir ou ter pena... é que essas pessoas não devem conseguir ser felizes a odiar os outros!
beijinho
Pedro:
Eu tb sou dessa opinião, por isso ainda bem q n consigo sentir isso por ninguem.
:)
Bj
Alguem:
Tb acho q alguem q sente tal coisa deve ser uma pessoa infeliz q vive so com sentimentos nnegativos, agora p mim ate q me soube bem saber q era odiada, e sinal q sou importante e q consigo despertar sentimentos fortes eheheh
Jokas
Detesto ódios!
Duas frases:
"Tenho visto demasiado ódio para querer odiar." (Martin Luther King)
"O amor perguntou ao ódio: Porque me odeias tanto? O ódio respondeu: Porque um dia eu te amei demais." (Autor desconhecido)
Pedro:
Acho um sentimentoo sem qualquer sentido
Enviar um comentário