terça-feira, 16 de setembro de 2008

Saudade


Sinto-me assim, a saudade é a palavra que melhor define o meu estado de espírito, e como não sabia como descrever os sentimentos contidos nesta única palavra, recorri ao maravilhoso mundo da net e aqui deixo a definição da wikipedia pois me parece a mais completa e que diz tudo o que estou a sentir.

Saudade um sentimento que traz consigo uma dor imensa a qual somente quem ama realmente sabe o que significa, um sentimento próprio de cada pessoa, que embora tenha o mesmo significado cada um encara de uma maneira, podemos sentir saudades de quem esta perto e ao mesmo tempo longe, podemos sentir saudade de quem já se foi mas uma coisa que é realmente certa é a questão de que a saudade é o sentimento que logo apos o amor, todos tentam traduzir. Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor da língua portuguesa e também na música popular, "saudade", só conhecida em galego-português, descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. A palavra vem do latim "solitas, solitatis" (solidão), na forma arcaica de "soedade, soidade e suidade" e sob influência de "saúde" e "saudar".
Diz a lenda que foi cunhada na época dos Descobrimentos e no Brasil colônia esteve muito presente para definir a solidão dos portugueses numa terra estranha, longe de entes queridos. Define, pois, a melancolia causada pela lembrança; a mágoa que se sente pela ausência ou desaparecimento de pessoas, coisas, estados ou ações. Provém do latim "solitáte", solidão.
Uma visão mais especifista aponta que o termo saudade advém de solitude e saudar, onde quem sofre é o que fica à esperar o retorno de quem partiu, e não o indivíduo que se foi, o qual nutriria nostalgia. A gênese do vocábulo está directamente ligada à tradição marítima lusitana.
Pode-se sentir saudade de muita coisa:
de alguém falecido.
de alguém que amamos e está longe ou ausente.
de um amigo querido.
de alguém ou algo que não vemos há imenso tempo.
de alguém que não conversamos há muito tempo.
de sítios (lugares).
de comida.
de situações.
de um amor

Para ti, que aqui não vens, que mas que fazes despontar todos estes sentimento em mim, tenho saudades tuas, de nos, mesmo que o nos apenas para mim faça sentido

10 comentários:

Papinha disse...

A saudade é um sentimento terrível..que nos faz doer o coração, mas também é ela que nos dá sentido à vida, a torna mais saborosa nos momentos bons!!!
Um beijinho*

Bombocaa disse...

ai a saudade..é mt portuguesa...mt nossa...mt triste...e pesa...é 1 fado e n fardo...pesado e por xs saudável
:)

Anónimo disse...

Minhoca,

Penso ser mais um sentimento lamechas do que outra coisa, digo eu.

Temos de ser realistas e partir sempre para o sentimento positivo e fazer hibernar a saudade.

Beijo,

Renato

Minhoca disse...

Papinha:
É sem duvida um sentimento terrivel, e não me parece que de sentido à vida, pelo menos à minha, era um sentimento que não queria de todo ter.

Beijinho

Minhoca disse...

Bomboca:

É um fardo e só, do qual me quero livrar o mais rapido possivel.

Jinhos

Minhoca disse...

Renato:

Concordo, é um sentimento lamaches o qual eu não queria sentir, tb prefiro andar p a frente e so ter sentimentos positivos, mas desta vez não consegui andar p frente sem passar por isto.

Mas estou a correr com este sentimento lamechas, ou pelo menos estou a tentar:)

Jokinhas

Afrodite disse...

Porra...mas tu és eu? Eheheheh mas que coisa estranha...é que ando exactamente na mesma fase, eu já lhe chamo é feze...que isto não é normal :(.

As saudades...rasgam a alminha com uma força assustadora e o pior é quando não sabemos lidar com elas e parece que nos sufocam. Eu ando assim, pela primeira vez sem saber como sair disto!

Abreijinhos e olha...força para ti e para mim...

Minhoca disse...

Afrodite:

Pois se entretanto descobrires como sair conta como é, pq tb p estes lados está dificil.

E força para nós, melhores dias virão.

Jokinhas

Unknown disse...

Quando estou fora de Portugal é quando mais saudades tenho! Não digam mal de Portugal se não conhecerem bem o estrangeiro, que este País é lindo e os Portugueses (em especial as Portuguesas) são fabulosos (as)
Hj escolho estas:
"...de alguém ou algo que não vemos há imenso tempo."
"...de alguém que não conversamos há muito tempo."

Minhoca disse...

Pedro:

Ha alturas em q me da para sentir estas coisas