sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de São Martinho


Amanha, na verdade hoje, comemora-se o Dia de São Martinho, e com ele vêm as castanhas, porque nisto a tradição ainda é o que era, ou pelo menos cá em casa vai ser já que, por coincidência, há jantarada de “ladys”, e elas não se esqueceram, sim porque eu não me tinha lembrado.

Por isso amanha teremos a bela da castanha e da agua pé.

E já agora, porque eu ando virada para estas coisas, aqui fica uma curiosidade :


A Lenda de São Martinho


"Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.
S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.
E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.
Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.
Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a benção dum sol quente e miraculoso.


Resta saber se teremos amanha o solito a brilhar :)

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O dente do siso para que serve mesmo???????




Os sisos (ou terceiros molares) são os últimos dentes a se desenvolverem. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se entre os 16 aos 20 anos. Também são chamados popularmente de "Dente do juízo" ou "Dente Queiro".
O dente do siso não está presente em todas as pessoas, algumas vezes porque a pessoa não tem o germe dentário deste dente e outras vezes porque ele não erupcionou por falta de espaço na arcada dental ou por estar na posição "errada" dentro do osso.

Problemas
Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso da maxila ou da mandíbula ou simplesmente não erupcionam. Isto pode causar sobreposição ou deslocamento de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Pode causar até dores de cabeça e febres constantes. Nesses casos é comum os dentes do siso que estão impactados provocarem dor de dentes que só se resolverá com uma visita ao dentista. Este poderá identificar com rigor qual a posição exata dos dentes do siso, se estão infecionados ou não e recomendar a sua extração ou não. Em situações em que os dentes do siso provocam apinhamento dentário, acompanhado de dores constantes e até inflamações, os dentistas geralmente recomendam a extração do dente do siso.

Retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Siso

Ora eu que tenho horror a dentistas, e juízo nenhum, logo tinha que ter os
malditos dentes, 2 no sitio certo e sem problemas e um a dar já os problemas
aqui descritos e o outro a caminho, ora se estes dentes n servem para nada
porque raio é que nascem?????
A mim não me faziam falta nenhuma.

Sim hoje estou irritada, não venho aqui ao tempo e logo volto para me
queixar, mas o blogue é meu e eu faço o que quero :), e hoje so me apetece
queixar, agora porque tenho a infeção e depois porque vou ter mesmo que lá para o ir extrair